CAMBUQUIRA

Situada a 950 metros de altitude em meio às exuberantes montanhas do sul de Minas Gerais, Cambuquira é uma cidade pacata, de clima ameno e um povo hospitaleiro.

Possui entre seus maiores atrativos o Parque das Águas, com as melhores águas das Américas¹ em suas diversas fontes (ferruginosa, gasosa, sulfurosa, magnesiana e litinada), SPA das Águas, Parque de Águas do Marimbeiro, Pico do Piripau, passeios a cavalo, lojas de artesanatos e antiguidades, lojas de queijos e doces e a exuberante paisagem das montanhas do Sul de Minas Gerais.

Além disso, Cambuquira é uma cidade planejada e possui ruas e praças arborizadas, entre elas acácias, quaresmeiras, ipês, amendoeiras, flamboyants e outras espécies que em vários meses do ano deixam a cidade com cores especiais e um odor inebriante. Também é um grande atrativo a Mata do Parque das Águas com suas trilhas para caminhada.

Veja em detalhes cada um destes atrativos de Cambuquira.

PARQUE DAS ÁGUAS

CAMBUQUIRA, CAMBUQUIRA
Por: Maria de Lourdes Morais

Ironia do destino
Ou cambalhota de menino
Onde é que foste brotar
Ó pequenino divino!
– Eu brotei em toda parte
Mas não podiam me ver não
Pois tinham os olhos cobertos
Pelo véu da inversão.
– Diz aqui pra mim somente
O que foi que aconteceu
Em meio à simplicidade
O teu sonho floresceu…
E esse sonho que aqui falo
Com certeza não é só meu!

Berço da melhor água das Américas, segundo avaliação feita por uma equipe de especialistas reunidos pela revista Vip Exame da Editora Abril em 1997, o Parque das Águas de Cambuquira reúne em suas fontes diversos tipos de águas, sendo elas ferruginosa, gasosa, sulfurosa, magnesiana e litinada.

Além disso, o Parque das Águas conta com lojas de artesanato, um lindo lago para um descanso e apreciar a bela mata do parque e também em suas instalações está o SPA das Águas onde o turista pode tomar banhos de águas minerais, fazer tratamentos estéticos, massagem entre outros, além de poder tomar um café mineiro apreciando a beleza do Parque das Águas de Cambuquira.
Nomeada como Regina Werneck, esta água é indicada para o tratamento de nefrite aguda ou crônica, diurese, gastrites hepatismo e inflamação dos canais bilares, angiocolite, colocistite, desordem intestinal, dermatoses por intoxicação, eczemas, estimulantes da secreção e motricidade gástrica, nos casos atômicos e hipotônicos.
Chamada Fonte Dr. Fernandes Pinheiro, esta fonte possui uma água tônica por excelência, para tratar anemia, caquexias, linfatismo, astenia, convalescença de moléstias agudas.
Com o nome de Fonte Comendador Augusto Ferreira, esta água é estimulante da função renal, reumatismo, obesidade, uricemia, litíase, colite, pialite e pielonefrite.
A Fonte Dr. Sousa Lima é usada para a cura de diurese quando usada em jejum, colite, gastrite, acidez, estimulante do peristaltismo dos intestinos.
Fonte Litinada (Dr. Roxo Rodrigues)

PICO DO PIRIPAU

Engana-se quem pensa que Cambuquira é somente descanso. O município tem na Serra do Piripau um dos melhores pontos para a prática de vôo livre. Vários campeonatos, inclusive o Brasileiro de Paraglider, têm como cenário um local que não é berço só das águas, mas também de muita adrenalina.

Ação no Bem